? ??????????????Dance Dance Dance, Ladies!? ????? ?? ???Rating: 5.0 (1 Rating)??0 Grabs Today. 139 Total G
rabs. ??????Preview?? | ??Get the Code?? ?? ???????????????????????????Damask Floored? ????? ?? ???Rating: 5.0 (1 Rating)??0 Grabs Today. 907 Total Grabs. ??????Preview?? | ??Get the BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS ?

sábado, 8 de novembro de 2008

O Mercador de Veneza

De 7 a 23 de Novembro no Teatro S. João no Porto

“Os muçulmanos sentem-se como os judeus da Europa.” A declaração é recente, e foi proferida por Shahid Malik, o primeiro muçulmano a integrar um governo britânico. Lida num jornal, teria sido suficiente para desencadear em Ricardo Pais o impulso de promover uma nova montagem de O Mercador de Veneza, não fizesse já parte da shortlist do encenador a “comédia” de Shakespeare que reacções mais “sérias” tem gerado desde que foi escrita. O projecto remonta a 2005, quando ainda envolvia a participação do actor brasileiro Raul Cortez. É agora retomado com uma tradução inédita, e com um elenco de criativos e intérpretes que congrega novos e velhos conhecidos da Casa. Tomando em mãos uma obra que baralha as coordenadas da alteridade nacional, rácica, religiosa e sexual, Ricardo Pais transcreve para a cena a força sanguínea tanto da prosa como da poesia do judeu Shylock, do cristão António, de Pórcia, Bassânio e restantes personagens, e acciona o jogo de duplicidades a que Shakespeare as abandona. No TNSJ, o ano começou com a maldizente Veneza de Goldoni. Houve, pelo meio, a cínica Veneza de R.W. Fassbinder. Agora que nos aproximamos do termo de 2008, chegamos à Veneza de escuros becos psíquicos imaginada por Shakespeare, com uma muito musical Belmonte do outro lado do espelho. O chamamento vem do seu interior: “Vamos sentar aqui, deixar que os sons da música nos subam aos ouvidos”.
Para quem não sabe aqui a Rita já sonhou um dia em fazer ranger as tábuas dos palcos deste país, mas depois pensou melhor e abraçou a Animação Sóciocultural como amor para toda a vida (onde é que eu estava com a cabeça?! lol). O teatro é uma grande paixão, apenas adiada. A vida é longa, ou pelo menos espera-se que seja, e dá para se fazer mais que uma coisa, dá para ter muitos amores e muitas paixões e vive-las todas intensamente.
Infelizmente não vou ao teatro as vezes que gostaria. porque infelizmente a cultura tem custos elevados. mas há peças que valem a pena. Esta parece-me ser uma delas. Lá estarei a vibrar como sempre. Meus caros leitores, ide ver e depois dizei-me de vossa justiça.

2 Carapaus Sardinhas Fritas:

Cor do Sol disse...

Ainda nao tinha ouvido falar. Eu gosto imenso em concertos e em Teatro...faz-me respirar melhor :)

Mas, tambem ainda nao tenho grandes despesas para nao o fazer. No entanto, prefiro uma boa peça de teatro a uma noite de copos :P

Cathy Oh disse...

Olá! =)

Gosto imenso do teu espaço!
Já vi que temos interesses em comum e um deles é mesmo o rico do 'Mercador'! :D
Fui ver a peça duas vezes e A-D-O-R-E-I!

Pass no meu blog e vê o texto que escrevi sobre a peça, também podes ver os outros, é claro. ;P

Um beijnho*